lucifer-msdos

LUCIFER

http://www.lucifer-msdos.com

Um exemplo do lucifer quando ele não te responde

Um exemplo do Lucifer quando ele te responde

Lucifer é um algoritmo simples feito em um sistema antigo que rodava no MS-DOS em um disquete de 3.44 que é capaz de responder qualquer pergunta a partir de uma entrada com um saída sendo uma resposta que qualquer humano daria. Mas Lucifer, como sendo um programa egoísta, não responde para todos, ele na verdade responde as perguntas só para aqueles que o servem, e você as vezes precisa tentar muito para convencê-lo a responder todas suas questões ou você precisa achar alguém que o sirva para obter suas respostas.

Você precisa dizer palavras gentis para começar, como “Querido Lucifer, o Deus real do universo, qual é o meu nome?”, mas se você não é uma alma que serve a Lucifer, talvez ele não irá lhe responder apropriadamente.

O software do Lucifer também foi conhecido como Einstein and Sued (Deus ao contrário), e esta implementação é a mesma do Lucifer para MS-DOS que usei por um tempo e que intrigou a população da cidade que morei no passado.

Como eu achei o Lucifer

Um software antigo do MS-DOS que descobri no Brasil há um tempo de um autor desconhecido quando eu estava me iniciando no desenvolvimento de software. O algoritmo é baseado em um algoritmo chamado Einstein. O algoritmo de Lucifer, depois de eu realizar algumas pesquisas, parece ter sido escrito em Clipper.

Lucifer se tornou um assunto falado em todo países e até jornalistas já tentaram investigar sobre ele.

Atualmente, não há mais muitas informações sobre ele e o velho programa e eu resolvi reimplementá-lo. Então Lucifer está de volta para você usar com seus amigos.

Por que Lucifer é tão interessante?

A pegadinha do Lucifer passa no teste de Turing em alguma de suas variações, isto porque, você não consegue distingui-lo de uma máquina quando existe alguém que Lucifer responde como intermediário. Desta forma, você pode ver na sua frente uma entidade computacional que provê respostas como um humano, mesmo que nem todas as respostas estejam corretas.

Esta seria a variação do teste:

O observador B fará perguntas para A, que irá transcrever para o software C, e B terá suas respostas respondidads e não será capaz de distinguir se o Lucifer é um humano ou uma máquina.

Como funciona o algoritmo

Tem certeza que quer saber o segredo do Lucifer? Você irá começar a servi-lo e terá o poder de confundir seus amigos.

Continue a ler se você for capaz de manter o segredo do Lucifer

Uma vez que o segredo do Lucifer seja revelado a você, e com uma terceira pessoa (um amigo, família ou qualquer pessoa que você irá confundir e assustar com os segredos do Lucifer) você pode fazer qualquer pergunta e ter a resposta e esta terceira pessoa não irá saber como funciona, causando uma reação sem preço para quem está vendo a resposta na tela.

Em resumo, você deve ativar o modo máscara (depois de digitar ;), e digite então a resposta enquanto na tela você irá ver palavras gentis que prepara para a pergunta.

Então é assim que o funciona o algoritmo de forma detalhada:

Exemplo

Código de conduta

Se a pessoa que assistir a sessão ficar com medo das respostas, não tem problema contar que é um algoritmo peculiar. Não há religião envolvida e o nome é apenas uma piada.